quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Qual a diferença entre farinha de linhaça dourada e escura?




Ambas as farinhas são tostadas e possuem aproximadamente a mesma composição. A linhaça dourada é mais adaptada ao clima frio enquanto a linhaça escura se desenvolve em climas mais quentes. Isso explica a diferença de preço entre elas. No Brasil, a cultura convencional é da linhaça marrom, pela adaptação do clima, solo e às técnicas de manuseio. A linhaça dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.
A única diferença entre elas está no sabor, o sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto.
“Lenda” das sementes marrons
Em abundância no Brasil, as sementes de cor marrom já foram acusadas de maior toxicidade e menor funcionalidade nutricional. Isso ocorre talvez por serem menos estudadas que as douradas, variedade que é consumida e pesquisada há mais tempo pelos maiores produtores mundiais do hemisfério norte.Então, é importante acabar com essa “lenda”: a linhaça marrom e dourada são praticamente idênticas nas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, com discreta vantagem para a variedade marrom quanto ao teor de ômega-3.As diferenças entre ambas são mínimas e geralmente são resultantes de diferentes condições de cultivo. A cor da casca da semente é determinada somente pela quantidade de pigmentação que ela contém, e que pode ser modificada através de práticas normais de cultivo.
Como consumir?
Melhor que consumir as cápsulas de óleo isolado de linhaça, é consumir a semente deixada de molho e triturada na hora, a semente germinada ou seu broto, pois os seus nutrientes juntos são mais poderosos que suas frações isoladas.


*************************************************************************************

A linhaça dourada também esta sendo utilizada pelas pessoas para prevenção de doenças. Estudos dizem que ela previne a trombose e também infarto e com isso às pessoas estão fazendo dela um alimento indispensável no cardápio do dia a dia. Para uma mulher independente que quer se prevenir de muitas doenças e também melhorar os sintomas da menopausa a linhaça é a arma secreta para que isso aconteça. Hoje em dias podemos encontrar na farinha preparada todos os ingredientes que fazem bem para a saúde juntos. São misturados linhaça, farinha de linhaça, sementes de linhaça, açúcar mascavo e muitos outros ingredientes que vão mudar sua vida por completo lhe dando uma qualidade de vida muito melhor.

5 comentários:

  1. Nandinha !!!
    Amo linhaça !!!
    Uso ela salpicada em cima de frutas e saladas, misturado no iogurte e vitaminas...
    Ela faz com que meu intestino funcione como um reloginho...Simplesmente perfeita !!!
    Beijoquitas...Ioiô

    ResponderExcluir
  2. bom saber Ioio coloquei esse poster pq vou começar a consumir linhaça e estava pesquisando e achei interesante...então resolvi postar, sei que muita gente já conhece e sabe dos beneficios mais queria ter aqui no meu blog...bjsssss

    ResponderExcluir
  3. bem legal, acho q foi mto bom vc ter postado, qqr coisa q achamos interessante é legal colocar no blog, é um novo conhecimento q dividimos com os outros!!! bjos

    ResponderExcluir
  4. Amiga,Linhaça é ÓTIMA,uso à 2 anos,mas intensifiquei o uso desde de junho desse
    ano,antes só usava 1 vez ao dia,hj uso:
    Pela manhã nas Frutas,no Almoço em Saladas,no
    Jantar,tb em Saladas e Yogurtes,étudoooooooooooo
    Bommmmmmmmm,uso a marrom mesmo,é mais barata!
    Trituro 200 gramas e ponho na geladeira,p/ não perder as propriedades!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu estou tomando a linhaça dourada com iorgut todos os dias e está sendo muito bom para o meu estômago e também regula o intestino que funciona normalmente..

    ResponderExcluir